Jardins em pequenos terraços
Criada na África do Sul, por uma mãe apaixonada por jardinagem, Marie Viljoen determinou um requisito inegociável quando começou a procura um apartamento no Brooklyn: “Escolhi esse apartamento minúsculo só porque ele tem uma pequena sacada no terraço aberta para a rua”, ela disse. “Eu sabia que lá poderia cultivar um jardim”.
Uma sacada pequena, é verdade, do tamanho de um banheiro ou de um closet. Mas Viljoen, aproveitando a luminosidade, com alguns vasos e espaço suficiente para colocar uma mesa e duas cadeiras, transformou o espaço um charmoso jardim, onde ela pode jantar ao ar livre e ainda cultivar uma boa parte do que come.

O jardim de Viljoen, inspiração para o blog onde ela escreve sobre jardinagem e aventuras culinárias em Nova Iorque (66 Square Feet ), se transformou em um livro de receitas, que ela lança no próximo mês:  66 Square Feet: A Delicious Life

A seguir os 10 segredos de Viljoen para cultivar com sucesso um jardim urbano:

  1. Use um substrato orgânico de alta qualidade e complemente com um composto;
  2. Plante flores que floresçam em épocas diferentes, fertilizando as mesmas uma vez ao mês.
  3. Se o seu terraço for resistente o suficiente para suportar o peso, cubra o chão com um filtro e uma camada de cascalho, para que as plantas possam se auto-semear;
  4. Estude o comportamento da a luz solar no espaço ao longo de um dia e determine a localização de cada planta de acordo com a insolação: plantas amantes do sol em locais mais ensolarados, plantas de sombra em locais mais protegidos.
  5. Organize os vasos de modo a facilitar as regas. A maioria dos recipientes vai precisar de água todos os dias; durante uma onda de calor, a rega deve ser feita duas vezes por dia.
  6. Faça as pazes com os inimigos: se animais como pássaros e esquilos (não esqueça que ela está em Nova Iorque!) aparecerem, você conseguiu criar um habitat para a vida selvagem no seu terraço;
  7. Plante flores que atraiam os polinizadores (abelhas e borboletas);
  8. Ervas aromáticas são escolhas acertadas pois são fáceis de crescer em vasos e floreiras;
  9. Algumas frutas são surpreendentemente fáceis de crescer em recipientes: mirtilos e uvas secas de Corinto. “Muitas pessoas ficam surpreendidas com o sucesso da minha figueira”, diz Viljoen.
  10. Trepadeiras também fazem sucesso e criam espaços verdes verticais que enfeitam e refrescam.

 

 

Fotos: Marie Viljoen

2 comentário sobre & ldquo; Jardins em pequenos terraços & rdquo;

  1. Autor do comentário Primavera Responde,

    Que bom que você se animou com a idéia de um jardim pequeno dentro do seu espaço disponivel.

    Temos vendido aqui na loja bastante árvores frutíferas para plantar em vasos tais como jabuticabeiras, pitanga, physalis, laranja xinxim, bem como flores diversas para vasos.

    Para floreiras você pode usar temperos como salsa, cebolinha, orégano, manjericão, coentro, alecrim, dentre tantos disponíveis.

    Também fica ótimo plantas em floreiras algumas espécies de chás como hortelã, camomila, funcho e melissa. Enfeitam, perfumam e ainda podem ser consumidos.

    Venha nos visitar que teremos o maior prazer em atendê-la!

  2. Léo Paiva,

    Adorei a dica pois sempre sonhei com o meu pequeno jardim e agora sei que isso e possível. Ficarei agradecida se puderem me enviar sugestão de nomes de plantas,frutas e ervas que possam conviver juntas ficarei agradecida. Beijos

Comentários estão fechados.

© Primavera Garden Center | Um Garden Center cercado de charme
EnglishFrenchGermanItalianSpanish
WhatsApp chat