Jardineiro de Buracos

Steve Wheen, como todo mundo, percebeu que ninguém gosta de sentir o carro batendo ou se vendo obrigado a desviar de buracos, verdadeiras crateras, abertos nas ruas à hora de ir para o trabalho ou qualquer outra ao enfrentar o trânsito. E como notou que as autoridades não se dedicam muito a fechá-los, decidiu que ele mesmo o faria. Steve tornou-se um jardineiro de buracos  de rua, viajando ao redor do mundo e transformando feios buracos em charmosos jardins em miniatura.

Aliás, o protesto através da jardinagem é bem antigo e foi sempre usado com bastante sucesso ao longo da história. Na verdade um dos primeiros exemplos que eu conheço e também um dos mais bacanas e apaixonantes aconteceu durante a 1ª Guerra Mundial quando as esposas de militares plantavam flores ao longo das ferrovias para que seus maridos tivessem uma jornada de volta para casa bonita e florida.

Recentemente no Brasil tivemos o João Buracão e não é preciso buscar muito no Google para encontrarmos outros protestos bem humorados como gente pescando, nadando ou fazendo churrascos em buracos de rodovias e ruas.

Steve Wheen diz que decidiu levar o protesto a um outro nível, onde fosse percebido como uma forma de arte. O artista baseado em Londres começou fazendo jardinagem em buracos durante seus anos de universidade, em parte para fazer arte, em parte como um hobby e, principalmente, para destacar como as ruas da área leste de Londres estavam em estado de abandono total pelas autoridades. Desde então, viajou para outras grandes cidades, como Milão, para transformar pequenos buracos em jardins  que se caracterizam por todos os tipos de pequenos adereços.

“Para mim, isso está tornando algo de péssima qualidade em algo feliz. Pelo menos faz com que as pessoas parem e pensem sobre o ambiente em torno deles e espero que também faça-as desacelerar um pouco. As pessoas hoje em dia estão sempre tão ocupadas que acho que meus jardins podem dar uma acalmada nisso tudo”.

Wheen diz que não é um jardineiro de guerrilha de protesto ou apenas um jardineiro de buracos de rua. Tanto que posta exemplos de outros projetos semelhantes em seu blog, The Pothole Gardener. Ele também encoraja os entusiastas da jardinagem a enviarem fotos do seu próprio jardim de buraco de rua, para que possa publicá-los para todo mundo ver. Assim como a compilação mostrada neste post.

 

Fonte: www.mdig.com.br

 

 

 

 

 

 

 

© Primavera Garden Center | Um Garden Center cercado de charme
EnglishFrenchGermanItalianSpanish
WhatsApp chat