ExposiçõesNotíciasNovidades na loja

Matrioskas para as mães

Por 15 de abril de 2016 setembro 26th, 2019 Um comentário

As Matrioskas são as tradicionais bonecas russas feitas de madeira e com múltiplas figuras no seu interior, ou seja, a mesma boneca em tamanhos diferentes e que encaixam umas dentro das outras.

Dentro da programação cultural para o Dia das Mães, o Primavera Garden Center recebe a Instalação Matrioskas | Bonecas Russas, organizada pelo Grupo Boneca Russa de Florianópolis.

De 15 de abril a 6 de maio, as artistas  Thuany Braga Kohlbach e  Simone Michielin estarão pintando, dentro do Primavera Garden Center, duas Matrioskas gigantes, com 2,60 m de altura, ao vivo, diariamente das 14 às 18 h.

Thuany Braga Kohlbach foi a autora da obra A Grande Sereia, destaque no último Elephant Parade em Florianópolis, e está acostumada com trabalhos em grandes superfícies. A Matrioska que Thuany pintará no Primavera Garden se chama Morango e foi inspirada nas camponesas russas.

Simone Michielin é uma advogada que virou artista por vocação. Autodidata, durante muitos anos, cultivou o amor pela arte como atividade secundaria. Sempre pintou por instinto, por sensibilidade, testando novas técnicas, preparando as próprias tintas para obter cores exclusivas e brincando com temas e estilos. Simone escolheu para a sua Matrioska o nome Primavera, uma homenagem à natureza, ao colorido das flores e ao Primavera Garden.

Matrioska Pistache gigante produzida pela artista Lu Mori foi instalada no jardim frontal do Primavera Garden para receber os visitantes.

Instalação Matrioskas Primavera Garden Center Foto: Divulgação

Por representarem a maternidade e a fertilidade, o Primavera Garden escolheu trazer ao público a Instalação Matrioskas no período de Dia das Mães: “As Matrioskas simbolizam a maternidade e celebram o amor, o afeto e a amizade. É um símbolo presente para representar todas as mães em sua data”, afirma Cassiano Freund, Gerente do Primavera Garden.

Após o encerramento do evento, as Matrioskas serão expostas em shoppings da cidade e, em seguida, seguem exposições pelo país.

CURIOSIDADES SOBRE AS MATRIOSKAS

  • A boneca Matrioska veio para a Rússia do Japão no final do século XIX
  • A maioria é composta de 5 peças, sempre em números ímpares, mas tem algumas de até 75 bonecas
  • Pelo tipo de pintura  dá para descobrir de qual região da Rússia proveem a boneca
  • Conta-se que no final do século XIX um dos nomes mais comuns das meninas russas era “Matriona” e, numa tentativa de adaptar estas bonecas à cultura e costumes da Rússia, se lhes atribuiu o nome de Matrioska, que se conversa até aos nossos dias
  • Estas bonecas russas surgiram como um objeto artesanal, que em tempos soviéticos (especialmente da Perestroika) começou a ser produzido em série numa tentativa de as expandir para o ocidente
  • As bonecas Matrioskas  são muito  populares e o principal souvenir para turistas, fazendo parte  da cultura nacional russa
  • Em 2001 foi aberto o Museu da Matrioska em Moscou, o único no mundo que difunde a história das bonecas russas

Agradecimento mais do que especial à Equipe do Primavera Garden que trabalhou de modo incansável para transportar e expor as Matrioskas que você poderá conferir já a partir de hoje!

Equipe Primavera Garden - Instalação Matrioskas

Equipe Primavera Garden – Instalação Matrioskas

Um comentário