Boas notíciasNotícias

3ª Idade, cara nova

Por 10 de março de 2014 setembro 26th, 2019 6 Comentários

Na última edição do TEDEx Florianópolis, em 2013, o publicitário Max Petrucci, da Garage IM, um dos Palestrantes, falou sobre o projeto A Nova Cara da Terceira Idade. Na ocasião, ele contou como surgiu a ideia de criar um novo símbolo para representar a Terceira Idade que não fosse a atual, de decadência física, senilidade e falta de independência.

“A forma de retratar o idoso tem de deixar de ser de uma pessoa decadente, porque isso não é mais verdade. Sim, há perda de vitalidade, mas o idoso hoje vive mais, está mais saudável, ativo e produtivo”, diz Petrucci. “O Brasil está em processo de envelhecimento (da população) e mexer no símbolo é uma forma de conscientização sobre o tema.”

A agência Garage IM foi feliz na idealização da campanha ao convocar a sociedade para repensar a imagem dos maiores de 60 anos. A ideia foi, primeiro, propor a mudança de símbolo de acessibilidade dos idosos (um velho curvado, apoiado em uma bengala e utilizado em locais públicos). Esta imagem é a que fica na cabeça da população. Mas esta imagem retrata a realidade dessas pessoas?

Não é bem assim. Em sua página do Facebook, o movimento, com 80% dos seguidores com mais de 55 anos, constata-se uma população conectada, ativa e com o firme propósito de mudar a imagem que o mundo cultivou sobre pessoas com mais de 60 anos.

Em seu website, o projeto reuniu as opiniões da população sobre como deve ser o novo símbolo do idoso e, com essas referências, designers especializados em sinalética fizeram  diversas opções de pictogramas que foram disponibilizadas para votação. O símbolo poderá, então, ser adotado por qualquer empresa que queira mudar esta imagem do idoso, retratando-o de uma maneira com maior afinidade com a nossa realidade.

No final de 2013 foi divulgado o novo ícone vencedor do concurso liderado pela agência Garage IM, que, definitivamente, aposentará a imagem tão utilizada para sinalizar o direito de pessoas com mais de 60 anos. A troca por um ícone mais afeito à realidade atual dessas pessoas chegou pelas mãos do professor e designer Ciro Roberto Matos.

idoso

O Primavera Garden Center conferiu o novo símbolo e decidiu aderir à novidade: desde a semana passada, o símbolo passou a fazer parte da sinalização do estacionamento do Garden Center.

 

 

Saiba Mais

Website
http://www.novacara3idade.com.br

Facebook
http://www.facebook.com/nova3idade

Youtube
http://youtube.com/user/nova3idade

Twitter
http://twitter.com/nova3idade

6 Comentários

  • ANA MARIA BLANCO disse:

    Parabéns por dar visibilidade à proposta do pessoal do Projeto A Nova Cara da Terceira Idade. A brilhante ideia “apaga” a imagem de que idoso está relacionado a doença e debilidade.

  • Olá Primavera Garden Center,

    O movimento Nova Cara da 3ª Idade agradece o apoio e a iniciativa! Nós adoramos! O novo símbolo está aí para mudar a imagem dos idosos no Brasil e nos incentivar a refletir sobre quem são os jovens senhores e senhoras que representam a 3ª idade de hoje, e do amanhã.

    Quanto mais o novo símbolo se espalha, mais toda a sociedade tem a ganhar!
    Abraços.

  • Raquel disse:

    Já há algum temp0 havia a necessidade da troca desse velho símbolo, com essa imagem de decrepitude. Parabéns pela inciativa de voces da Primavera Garden Center, por dar esse exemplo de cidadania e pioneirismo.

    • Raquel, concordamos com você em gênero, número e grau! Dividimos o seu elogio com o pessoal do Projeto A Nova Cara da Terceira Idade, que foi quem tive a ideia e a iniciativa de levá-lo a todo o país.