Cursos e OficinasNotícias

Bombas do Bem

Por 3 de julho de 2014 setembro 26th, 2019 Um comentário

Por Janaína Hoffmann | Diário Catarinense

Quando vi estas bolinhas coloridas pela primeira vez na rede social virtual, já pensei que tivesse a ver com guloseimas, aquelas gordices de festa de criança e, convenhamos, também de adultos. Mas, quando comecei a ler sobre o que se tratava, fiquei mais encantada ainda. Elas são chamadas de bomb seed ou, traduzindo, semente bomba.

Numa pesquisa rápida na internet, descobri que o bomb seeding é uma técnica de introdução de vegetação na terra a partir do “bombardeio” – inicialmente feito por aviões – de bolas contendo sementes diversas.

Você sabia que os primeiros registros históricos de uso dessa técnica datam de 1930? Foi quando as montanhas de Honolulu foram “bombardeadas” após a ocorrência de incêndios florestais. A ideia surgiu como solução para o reflorestamento rápido de terras áridas.

E tem mais: o termo bomb seed foi usado pela primeira vez por Liz Christy em 1973. Ela fez bombas com sementes de tomate e fertilizante, que foram jogadas em terrenos baldios da cidade de Nova York para tornar o bairro onde morava mais bonito e atrativo. Era o começo da Guerrilha Verde ou Guerrilha de Jardinagem.

Segundo informações encontradas no site do Primavera Garden (primaveragarden.com.br), nos dias atuais, com a expansão da tecnologia, as bombas são colocadas em recipientes biodegradáveis e atiradas na terra. À medida que as sementes brotam, o recipiente biodegrada no solo. Tendo condições propícias de água, luz solar e baixa concorrência de flora e fauna no local, terras estéreis “bombardeadas” podem ser reflorestadas em menos de um mês.

O mais bacana é que atualmente a produção de bomb seeds pode ser feita em casa, a partir de diferentes técnicas e com sementes diversas. Inclusive, até as crianças podem entrar nessa e colocar a mão na massa.

Com a popularização, as bombas ganharam cores e formatos criativos, além de servirem como lembrancinhas para casamentos, batizados e eventos diversos.

Gostou? Então, aí vai a superdica.

A loja Primavera Garden Center (na Rodovia SC-401) realiza no próximo dia 17 de julho um workshop de bomb seeds com o colega biólogo Edson Egerlan (já trabalhamos juntos aqui no DC. Edson era o diagramador do nosso, na época, Casa Nova).

Serão duas turmas: às 14h e às 16h. Informações sobre inscrições: (48) 3238-1156.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/feitocasulo/?topo=67,2,18,,38,67

Um comentário

  • alessandra queiroz disse:

    Olá Meu nome é Alessandra..sou de Belo Horizonte e tenho muito interesse em aprender a fazer essas bombas do bem coloridas, para dar de lembrança no nascimento da minha filha daqui há dois meses…como faço?
    é possível vcs me ensinarem?
    É uma pena estar tão longe de vcs!
    Desde já muito obrigada!!