Os cactos são nativos das Américas, pertencentes à família Cactaceae.
Existem em vários formatos e tamanhos e estão adaptados a ambientes extremamente quentes e áridos.
Possuem aproximadamente 84 gêneros e umas 1.400 espécies nativas das Américas. Em geral esse tipo de planta é usada para fins ornamentais, mas também pode ser utilizada na agronomia.
Os espinhos são as folhas que no processo de evolução diminuíram. Sua função é a de realizar a respiração da planta e também ajudar a evitar grande perda de água, além de ajudar na proteção contra predadores.
Essas plantas são um ótimo exemplo de adaptação ao ambiente extremo, o caule do Cacto se expandiu em estruturas suculentas verdes e perenes para conseguir conter a clorofila que é necessária para a vida.
Os espinhos são as folhas que no processo de evolução se reduziram, a principal função deles é realizar a respiração da planta. Também são essenciais para a produção de energia e transpiração do Cacto. Os espinhos ajudam a evitar a grande perda de água, um dos motivos que torna essa planta capaz de armazenar o líquido da vida.
No Brasil, os cactos são encontrados nas restingas da mata atlântica, no cerrado e na caatinga. Como resistem bem a ambientes estressantes, com falta de água e altas temperaturas, exigem pouca manutenção, rega e fertilização e são muito usadas como plantas ornamentais nas grandes cidades, pois possuem formas e cores exuberantes e lindas flores.
A maioria das cactáceas apresenta crescimento muito lento e espinhos que não são venenosos, mas podem machucar.
