Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay
Na dúvida se o mau olhado, a energia negativa, o olho grande e a inveja podem atrapalhar a sua vida, não custa nada providenciar um simpático Vaso 7 Ervas, também conhecido como Coquetel Saravá.
Para os fãs da energia positiva, os que querem “proteger” a casa ou escritório, do “olho gordo”, do “mau olhado” e, de quebra, “limpar” os ambientes, garantir o sucesso e atrair as boas vibrações, aí vão informações importantes sobre o Coquetel Saravá.
As plantas utilizadas para a montagem do Coquetel Saravá são:
- Arruda (Ruta graveolens)
- Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia sp.)
- Pimenta (Capsicum annuum)
- Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)
- Manjericão (Oncimum basilicum)
- Alecrim (Rosmarinus officinalis)
- Guiné (Petiveria alliacea)
Cada uma destas ervas foi escolhida para fazer parte do vaso devido à crença popular de seus poderes específicos.
ARRUDA
A arruda é umas das ervas mais conhecidas para combater inveja e olho-gordo.
Já era usada na antiga Grécia e em Roma. No Brasil, foi popularizada pelas escravas na época da colonização. Persiste até hoje o costume de levar um galho de arruda junto ao corpo para espantar as energias negativas.
Na Antiguidade, era costume usar ramos de arruda para aspergir água benta sobre as pessoas nas missas. Era também usada para proteger contra bruxarias, purificar, prevenir contra doenças contagiosas e para propiciar o dom da premonição.
A arruda não é indicada para uso interno. É uma PLANTA ALTAMENTE TÓXICA tanto para as pessoas como para os animais. Muitas pessoas são sensíveis ao óleo contido em suas folhas e desenvolvem dermatites que variam entre pequenas bolhas e erupções muito dolorosas. Para prevenir, use luvas e mangas compridas para manusear a planta. A arruda não deve ser ministrada a mulheres grávidas, pois provoca estímulos às fibras musculares do útero, o que pode ocasionar contrações fortes e levar a hemorragia que pode resultar no aborto e até na morte da gestante.
Em pessoas que não estejam grávidas a arruda pode provocar confusão mental, fortes dores no intestino e intoxicação se consumida in natura.
O consumo da arruda deve ser realizado com cuidado pois é uma planta que atua ativamente no organismo. O ideal é evitar o plantio em locais que contenham animais ou crianças pequenas, pois por ser extremamente aromática pode ser consumida por engano e provocar grandes problemas, pois é uma planta tóxica.
Diz-se que a arruda pode interferir no crescimento de muitas plantas, particularmente dos vegetais da família das couves, da sálvia e do manjericão. Plante a arruda a pelo menos 3 metros de distância de qualquer uma dessas plantas.
GUINÉ
A guiné é uma herbácea própria de lugares úmidos, nativa da Amazônia, que atinge de 1 a 4 m de altura.
Possui folhas pontiagudas dispostas em ramos de modo alternado, flores pequenas de cor branca reunidas em forma de espiga. Possui forte cheiro de alho nas folhas e raízes.
Gosta de pleno sol, solo rico em húmus e mantido úmido.
É uma planta EXTREMAMENTE TÓXICA.
Em algumas regiões ela possui o hábito persistente, podendo ser de difícil erradicação, tornando invasora.
ALECRIM
É considerado um estimulante natural, favorecendo as atividades mentais, estudos e trabalho, fortificando o ânimo e a vitalidade das pessoas. Agindo em conjunto com arruda, “segura” as energias de inveja, mau-olhado e fofocas.
Também conhecido como Rosmarinus officinalis, é um arbusto típico da Europa de folhas pequenas perenes e que apresenta várias flores roxas também bem pequenas. Suas flores emanam um aroma agradável durante todo o ano que costuma atrair algumas abelhas.
Pode atingir até 2m de altura e pode ser facilmente encontrado em solos pedregosos.
Suas folhas são lineares, estreitas e opostas, de coloração verde na parte superior e esbranquiçada na inferior com pelos finos.
Suas flores são azul-violeta e agrupadas em inflorescências axilares do tipo cacho e aparecem na primavera e no verão. Precisa de bastante sol ou muita luminosidade. Não gosta de clima muito frio nem de ventos fortes.
COMIGO-NINGUÉM-PODE
Bem adaptada à baixa luminosidade e possuidora de folhas decoradas por manchas brancas, esta folhagem de pequeno porte nativa da região equatorial da América é muito utilizada para a decoração de interiores.
Outro motivo que leva as pessoas a cultivá-la é a crença de que a Comigo-ninguém-pode tem a característica de absorver e destruir energias ruins do ambiente, protegendo assim quem as cultiva de males como a inveja e o mau olhado.
Originária da Colômbia e Costa Rica, essa planta herbácea perene possui caule espesso, suculento e folhagem muito ornamental, com desenhos variados.
Produz flores parecidas com as do copo-de-leite no verão.
A comigo-ninguém-pode é cultivada em vasos, em conjuntos isolados ou em jardineiras a sombra ou meia sombra, protegida do vento, com terra enriquecida de húmus e bem suprida de água.
ATENÇÃO: PLANTA MUITO TÓXICA. Não se pode esquecer que todas as partes dessa planta são possuidoras de uma grande concentração de oxalato de cálcio, substância química que caso ingerida faz com que ocorra um acumulo anormal de líquido no pescoço, o que pode causar morte por asfixia, logo, deve-se deixar essa planta bem longe do alcance de crianças e animais.As crianças são atraídas pela exuberância das folhas e levam partes destas à boca. A mastigação, mesmo que de pequenos pedaços, causa uma intensa irritação das mucosas da boca, faringe e laringe. Os sintomas iniciam-se com salivação abundante, dores na boca, na língua e nos lábios. Nos casos mais graves, aparecem efeitos gastrointestinais, como náuseas e vômitos. O tratamento no caso de ingestão é apenas sintomático. No caso de contato com os olhos, há necessidade de maiores cuidados, pois pode haver lesão na córnea, acompanhada de dor e fotofobia. TOMAR CUIDADO COM CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.
ESPADA DE SÃO JORGE
MANJERICÃO
Além do delicioso sabor que passa como tempero da cozinha italiana, diz a crença que o manjericão, quando exposto num ambiente, tem a propriedade de acalmar e trazer paz de espírito a todos.
Ao acalmar as tensões, afasta os pensamentos negativos e nuvens negras.
O manjericão é uma planta herbácea, perene e originária da Ásia.
Pode atingir até 50cm de altura.
Sua folhas são inteiras e de formato ovalado.
Suas flores são hermafroditas, de colocação lilás e agrupadas em inflorescências tipo espigas.
Suas sementes também são saborosas e possuem uma coloração preto-azulada.
Gosta de sol pleno, solo bem drenado e rico em matéria orgânica.
Não gosta de clima muito frio. Pode ser propagado por estacas ou sementes.
PIMENTEIRA
A variedade de pimenta usada geralmente no Coquetel Saravá é a pimenta Capsicum.
O gênero de botânico Capsicum é composto por diversas espécies nativas do continente americano que se caracterizam por possuir frutos de cores e sabores fortes, como, por exemplo, os pimentões e a pimenta malagueta.
Devido à aparência peculiar de seus frutos e seu fácil cultivo, uma vez que é uma planta bem adaptada ao clima tropical, as pimenteiras são cultivadas não só no intuito de produzir especiárias, mas também para enfeitar ambientes, tirar “maus olhados” e dar-lhes um ar mais “tropical”.
Conhecida por combater as energias pesadas e ariscas. É uma planta de vibração estimulante, afrodisíaca, tonificante e atrai boas energias para o amor.
A pimenta é uma planta perene nos trópicos, gosta de sol pleno, solo bem drenado e rico em matéria orgânica.
As pimentas variam de tamanho, podem ser pequenas como ervilhas ou grandes como maçãs. As mais jovens são verdes, depois quando amadurecem podem ficar amarelas, cor de laranja ou vermelhas. Quando for colher a pimenta, corte o ramo com uma tesoura.
Pode ser multiplicada por estacas ou sementes.
O Primavera Garden oferece o Workshop de Coquetel Saravá.
Clique aqui e conheça a Agenda com as datas deste Workshop, ministrado nas unidades Passeio Pedra Branca e SC 401.
Fontes:
- www.cuidar.com.br
- dasmariasblog.com
- www.ameninadodedoverde.com.br
- www.jardimdeflores.com.br
- delas.ig.com.br
- www.viva50.com.br
- vidaeestilo.terra.com.br
- revistagloborural.globo.com