NotíciasPlantas

Fruta no pé

Por 15 de junho de 2016 setembro 26th, 2019 2 Comentários

Além de ervas, verduras e legumes, é possível cultivar algumas árvores frutíferas mesmo em varandas pequenas de apartamentos.

Seja qual for a espécie escolhida, o vaso deve ser grande o suficiente para que as raízes possam crescer bem e, assim, ter uma boa produção de frutos. O vaso deve ter, no mínimo, 50 cm de altura e 40 cm de diâmetro, além de permitir uma boa drenagem.

Em geral, as frutíferas precisam de 4 horas diárias de sol. A romãzeira, pitangueira e jabuticabeira podem produzir com menos quantidade de luz. Em apartamentos, se houver sol e a varanda for protegida de ventos fortes, elas têm uma chance maior de adaptação.

Conheça algumas espécies que se adaptam ao plantio em vasos:

  • ACEROLA – Fruta natural da América do Norte, o pé de acerola tem um fácil plantio. Ela exige uma boa quantidade de luz solar e água.
  • AMORA – A melhor época para o plantio das mudas é a chuvosa. O vaso deverá ter, no mínimo, 50 cm de diâmetro, para 18 litros de substrato.
  • JABUTICABA – Apesar das suas raízes não serem profundas, precisam de bastante terra e espaço para se desenvolverem bem. Escolha um vaso com ao menos 50 cm de boca, 50 cm de altura, e um orifício no fundo com 2 cm de diâmetro para drenar. Coloque 5 cm de argila expandida ou pedra britada, mas sem tampar o furo. Cubra com uma camada de 5 cm de areia grossa. Complete com terra preparada e plante a muda.
  • LARANJA KINKAN – Geralmente, os frutos surgem no outono, podendo frutificar mais de uma vez ao ano. Essa laranjeira não gosta de solo úmido e recomenda-se esperar a terra secar entre uma rega e outra. Exige que o adubo seja trocado com frequência.
  • LIMÃO – Os limoeiros podem ser cultivados em vasos. No entanto, eles necessitam de muita luz solar (recomenda-se 6 horas diárias) e não gostam de solo muito encharcado.
  • PITANGA – O vaso deve ter uma boa quantidade de matéria orgânica e húmus de minhoca, que deve ser anualmenta substituído ou parcialmente renovado. O vaso deve ter, pelo menos, 50 litros. Deve-se irrigar frequentemente, mas sem deixar encharcado. Após a colheita dos frutos, é recomendável fazer uma poda. Elimine o excesso de ramos do interior da copa e reduza os galhos muito longos. Utilize, para isso, uma tesoura de poda. Pode também os ramos doentes.
  • ROMÃ – A mini romã é mais indicada para plantio em vasos. Se houver mais espaço em sua casa, pode optar pela romã comum, cujo arbusto pode chegar de 2 m. A rega dos vasos deverá ser mais frequente, de 2 a 3 vezes por semana. No verão, quando o calor é mais intenso, é necessário regar todos os dias, mas não encharque. Para favorecer a floração, deve-se deixar o solo um pouco mais seco na primavera.

Fonte: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/saude-e-qualidade-de-vida/horta-caseira.php

2 Comentários

  • Que bom que você gostou, Maria Lurdes. Os valores dependem do tipo e tamanho tanto dos vasos quanto das espécies de frutíferas. É preciso que você verifique na própria loja ou nos especifique exatamente o que deseja para que possamos informar o valor.

  • Maria Lurdes disse:

    Adorei quero saber valores e quanto tempo pra entrega?