O chamado Bomb Seeding é a técnica de introdução de vegetação na terra através do “bombardeio” – inicialmente feito por aviões – de bolas contendo sementes diversas. Os primeiros registros históricos de uso da técnica datam de 1930, quando as montanhas de Honolulu foram “bombardeadas” após a ocorrência de incêndios florestais.
A ideia surgiu como solução para o reflorestamento rápido de terras áridas ou fora dos limites habitualmente alcançáveis.
O termo Bomb Seed foi usado pela primeira vez por Liz Christy em 1973. Ela fez bombas com sementes de tomate e fertilizante, que foram jogadas em terrenos baldios da cidade de Nova Iorque para tornar o seu bairro mais bonito. Era o começo da Guerrilha Verde ou Guerrilha de Jardinagem.
O bombardeio de sementes também é amplamente utilizado na África, seja para o replantio rápido de grande áreas áridas ou simplesmente no plantio de gramados.
Com a tecnologia em expansão, as Bomb Seeds hoje são colocadas em recipientes biodegradáveis e atiradas na terra. À medida que as sementes brotam, o recipiente biodegrada no solo. O processo geralmente é feito em larga escala, com centenas de sementes espalhadas em uma grande área de cada vez.
Com condições adequadas de água, luz solar adequada e baixa concorrência de flora e fauna no local, terras estéreis bombardeadas com granadas de sementes podem ser reflorestadas em menos de um mês.
Hoje, a produção de Bomb Seeds pode ser feita em casa a partir de diferentes técnicas e com sementes diversas, inclusive como atividade para as crianças.
Com a popularização das simpáticas Bombas de Sementes, elas ganharam cores, formatos criativos e viraram produtos nas lojas descoladas, além de servirem como lembrancinhas diferentes para casamentos, batizados e eventos.
O Biólogo Edson Egerland ministra nos meses de junho e julho dois Workshops no Primavera Garden da SC 401 e do Passeio Pedra Branca nos quais vai ensinar as melhores técnicas de produção dos Bomb Seeds.
Clique aqui e confira as datas e horários dos Workshops.
Maravilhoso!
🙂
Muito interessante e criativo!
Helbe, venha participar do próximo Workshop de Bomb Seeds no próximo dia 17/7!