JardinagemNotícias

O Colecionador de Frutas que cultiva mais de mil espécies

Por 31 de outubro de 2016 setembro 26th, 2019 Sem comentários

Tem gente que coleciona de tudo: latinhas de cerveja, selos, moedas, lego… Mas essa deve ser a primeira vez que você ouve falar sobre um colecionador de frutas. Ele existe, é paulista nascido em Piracicaba, e atende pelo nome de Helton Josué Teodoro Muniz.

Helton coleciona frutas raras e exóticas, tendo plantado mais de 1,3 mil espécies no Sítio Frutas Raras, localizado em Campina do Monte Alegre. Porém, quem vê tanta motivação não imagina as dificuldades encontradas pelo colecionador, que nasceu com uma disfunção neuromotora e só aprendeu a caminhar na adolescência. Hoje, aos 36 anos, ele confessa ter dificuldades em segurar uma semente.

frutas4

Foto via

Aos 15 anos, Helton começou uma horta caseira com o objetivo de ajudar no orçamento doméstico. Como ainda não sabia nada sobre o assunto, precisou pesquisar e colocar em prática sua aprendizagem. Na mesma época, passou a se interessar por frutas raras quando descobriu uma espécie que não conhecia: a saputá. Com o tempo, a curiosidade só cresceu e hoje ele é reconhecido como um frutólogo respeitado.

Durante sua trajetória, Helton lançou o livro Colecionando frutas – 100 espécies de frutas nativas e exóticas, onde compartilha um pouco do que aprendeu neste tempo. No livro, ele descreve método de cultivo e propriedades nutricionais e medicinais de 68 plantas nativas e 32 exóticas e inspira outras pessoas que tenham interesse em seguir seu exemplo.

frutas1

Foto via

frutas2

Foto via

frutas3

Veja a reportagem da BBC sobre Helton:

Fonte: Hypeness