Desenvolvido pela Bonsai do Campo, o Manual do Bonsai ensina as principais técnicas de manejo da planta.
Introdução
A tradução literal do ideograma japonês bonsai é “plantado em uma bandeja”, ou seja, é a arte que consiste em manter uma planta por tempo indeterminado em um pequeno recipiente (vaso raso), controlando seu crescimento e modelando-a lentamente ao longo do tempo.
Segundo registros, a arte do bonsai se originou na China há aproximadamente 2 mil anos e só foi introduzida no Japão por volta do ano 1.200, sendo este país o principal responsável pela sua difusão e desenvolvimento.
Durante séculos – da mesma forma que em quase todas as artes – o bonsai esteve reservado a setores privilegiados da sociedade e suas técnicas eram transmitidas apenas de pais para filhos e de mestres a discípulos.
Na atualidade, o bonsai está amplamente difundido em todo o mundo, não somente como um hobby, mas também como uma forma diferenciada de arte terapia.
Cultivar um bonsai não é muito diferente de qualquer outra tarefa de jardinagem convencional. Para tanto, é necessário apenas que sejam aplicadas intervenções mais pensadas. Por este motivo, está ao alcance de qualquer pessoa que sinta uma inclinação pela natureza ou que saiba apreciar a satisfação de dar forma a uma árvore, recriando paisagens, montanhas e bosques.
Assim é o bonsai, a conjugação de arte e natureza, guiadas pelas mãos do homem.
Suas origens milenares e orientais provém de uma concepção particular do universo, onde o ser humano não é o centro, mas sim “uma parte de…”, e onde a sabedoria provém da contemplação.