Boas notíciasNotícias

Os incríveis bolos decorados com flores e suas talentosas criadoras

Por 12 de agosto de 2020 agosto 14th, 2020 Sem comentários

Dévilin Silva trabalha produzindo bolos desde 2012. Suas criações de bolos com flores são simplesmente arrebatadoras. Lisiane Braga encontrou na confeitaria uma forma de conciliar a maternidade com o prazer em criar bolos que são a síntese da sua alma fraterna e dedicada. Confira a história dessas duas mulheres incríveis e conheça os seus bolos maravilhosos.

DÉVILIN SILVA

Dévilin adora fazer bolos. Mas quando o assunto são os bolos de casamento, seus olhos ganham um brilho diferente:

“Adoro fazer bolos porque é um processo que envolve amor desde a cozinha até a hora da festa. Mas os bolos de casamento criam memórias que perduram por toda uma vida.  Fazer bolos é a minha vida. Mas foi quando comecei a trabalhar com os bolos espatulados é que as flores surgiram como uma opção linda de decoração.

Procuro sempre utilizar a paleta de cores da festa de casamento utilizando um ou mais tons tanto na cobertura espatulada quanto nas flores escolhidas para enfeitar os bolos. Isso torna cada bolo único e inesquecível. Essa combinação permite também que o bolo incorpore um estilo próprio, seja ele clássico, romântico ou mesmo rústico. Cria uma harmonia personalizada e única que os noivos adoram.

As mesmas técnica usamos para produzir bolos de 15 anos, de aniversário, de chás de bebês, festas infantis, para encontros de mulheres.

As flores podem ser utilizadas mesmo que os bolos sejam para uma festa de público masculinos.

Elas são previamente escolhidas para que durem o tempo necessário para atender o período da festa. São higienizadas e as pontas que tem contato com o bolo são isoladas. Tomamos muito cuidado nesse aspecto.

Os nossos bolos atendem desde mini-weddings até festas de mais de 250 convidados. Produzimos bolos de 3, 4 e até 5 andares, todos verdadeiros!

E um bolo nunca fica igual ao outro porque cada cliente escolhe uma combinação de detalhes que garante a personalização. O acabamento externo, por exemplo, pode ser espatulado, decorado com bico de confeitar, rústicos, naked espatulado, naked rústico.

Em relação à decoração, as noivas muitas vezes já vem com uma ideia prévia do que desejam, trazendo modelos de referência. Já outras deixam a gente soltar a criatividade. Só dizem que desejam determinada cor ou combinação de cores. E eu crio em cima desse briefing.

Cada bolo é feito, pensado e personalizado de acordo com o que cada cliente quer. Um bolo nunca um fica igual ao outro.

Faço muitos bolos com flores e, nesse sentido,  a nossa parceria com o Primavera Garden ajudou. Hoje eu posso enviar as fotos das referências para a equipe da loja, determinar as tonalidades desejadas e a equipe sempre me ajuda muito na escolha das melhores plantas. Na hora de encomendar as flores, esse suporte técnico facilita o meu trabalho. Já busco flores aqui há 2 anos e o atendimento é sempre muito bom.

Eu comecei usando flores mais simples. Hoje já estou usando flores bem mais personalizadas. Gosto  de trabalhar com suculentas também, gosto bastante do efeito que elas produzem nos bolos.

O cliente quando vê um bolo enfeitado com flores fica encantado. Um bolo sempre transmite uma emoção. Ele não é simplesmente um alimento gostoso, para saborear. Envolve todo um processo que segue coberto de amor, desde a cozinha. Eu por exemplo abençoo todos os bolos quando vão para a casa dos clientes, porque ali tem toda uma alquimia de ingredientes. A gente tá preparando um alimento que tem que ser feito com amor desde o preparo da massa, do recheio, passando pela montagem e chegando até a cobertura. E a decoração – a gente querendo ou não – é a personalidade de quem está fazendo também.

A parte de dentro não aparece, o cliente não vê, só vai saborear quando provar; mas o primeiro impacto que ele tem é a decoração do bolo. Tem que ser 50% a decoração e 50% o sabor.

Quando ele é personalizado com flores, que é a minha paixão, o bolo fica encantador. A gente tem uma emoção quando termina o bolo e outra emoção quando o cliente o recebe.

E dentro desse trabalho de 8 anos, há 2 anos eu comecei a ministrar cursos de confeitaria. Temos os níveis básico, intermediário e avançado. No nível básico os alunos iniciam com os bolos mais simples e tradicionais: bolo de pote, vulcão. Depois partem para as tortas – recheadas, decoradas, mais personalizadas.

Quando eles entram nessa parte dos bolos personalizados é que a gente começa a ensinar a aplicação de flores. O foco no nível mais avançado são os bolos de casamento.

Hoje nós atendemos no nosso espaço aqui em Ratones, mas estamos de mudança para um espaço novo em São José. O nosso foco hoje são os bolos de casamento e as aulas particulares. Também temos cursos on-line. Atendemos cursos presencias com turmas menores para que possamos ter um contato maior com cada aluno e assim poder dar atenção a todos

No nosso site nós vendemos produtos de confeitaria e os cursos também.”

SERVIÇO

 

LISIANE BRAGA

 

O amor de Lisiane Braga pelos bolos vem da infância.

De lá para cá, a fonaudióloga decidiu em 2014 assumir definitivamente essa paixão e fundou, junto com a sócia Valéria Darin, a Zuzu Love, nome inspirado em seu apelido de menina.

“Para fazer um bolo com flores tem que observar várias coisas.

Às vezes o cliente tem uma flor específica que escolheu para a decoração da sua festa que ele quer usar também na decoração do bolo.

Mas o primeiro critério para a escolha das flores na decoração de bolos é saber quais os tipos de flores que podemos colocar em contato com alimentos. Não são todas.

Tomamos todas as providências para garantir a higiene das flores que serão utilizadas na decoração dos bolos. Elas passam por um processo de limpeza que começa com a aplicação de um produto específico. Em seguida, todos os caules são isolados para que não tenham contato com o bolo. Esses cuidados garantem que o bolo é seguro como alimento.

Mas mesmo com todo esse cuidado, tem flores que não podem ser colocadas em bolos, por mais que façam parte da decoração da festa. Algumas simplesmente não são adequadas: tem flores que são tóxicas, outras soltam pelinhos e bolinhas. Se a flor for adequada à decoração de bolos, daí podemos brincar com ela!

Eu sempre gosto de olhar o bolo de cima. Vou colocando as flores uma a uma, nunca um ramo inteiro. Assim a gente consegue montar o arranjo. Se temos mais de um tipo de flor, podemos fazer arranjos ainda mais bonitos.

O importante mesmo é escolher uma floricultura onde as flores sejam de qualidade, porque o frescor das flores faz toda a diferença na decoração dos bolos. A beleza nunca pode vir antes da segurança.

Eu comecei a decorar os bolos da Zuzu Love com flores em 2017. Eu indico como flores seguras para a decoração de bolos os crisântemos, as gérberas, os cravos, as alstroemerias, rosas e orquídeas. Algumas folhagens como ramos de laranjeira, eucalipto, hortelã, limoeiro, também podem ser usadas com segurança.

Às vezes também utilizo ramos secos, que eu pego lá no Primavera Garden mesmo. Eles funcionam muito bem em bolos mais masculinos e ficam bem bonitos.

Tenho ainda como hábito colocar as flores nos bolos no máximo uma hora antes da entrega. Assim elas chegam lindas e eu sei que irão durar o evento todo.

Mas aqui na Zuzu Love usamos as flores para decorar também outros itens do nosso cardápio, como os doces gelados e os mini-bolos, que fazem muito sucesso com os nossos clientes.”

SERVIÇO

  • Confeitaria Zuzu Love: Rua Gilson da Costa Xavier, 1428 | Sambaqui | Florianópolis
  • Estacionamento gratuito nos fundos da loja para clientes
  • De terça à domingo das 14 às 18h30
  • Encomendas somente pelo WhatsApp +55 48 99123-6565