NotíciasPlantas

Os práticos Terrários

Por 17 de junho de 2014 setembro 26th, 2019 Sem comentários

Um jardim sempre verde, que exige pouca manutenção, enfeita com charme qualquer espaço e não exige regas frequentes é o sonho dos solteiros, dos que moram em apartamentos e daqueles que definitivamente não têm o Dedo Verde.

Os terrários são mini-jardins montados dentro de vidros de todos os tamanhos ao invés de em vasos convencionais. Podem ser abertos ou fechados.

As espécies de plantas que vão dentro dos terrários precisam ser regadas com baixíssima frequência e, no caso dos terrários fechados, dispensam completamente as regas. Isso porque as plantas escolhidas para compor os mini-jardins dos terrários retêm por muito tempo a água em suas folhas (suculentas) ou são plantas de pouca rega (cactus).

Além da beleza, é a praticidade que atrai cada vez mais adeptos aos terrários: além de não darem trabalho, vêm substituindo como presente as flores, por sua maior durabilidade e preço acessível.

Os terrários admitem ainda a expansão da criatividade, pois cada um apresenta diferentes desafios.

São uma excelente atividade de lazer, pois permitem que cada um adicione o seu toque pessoal, que pode vir na forma dos recipientes escolhidos para a sua montagem (vidros, móveis e até sapatos) e/ou dos acessórios nele acrescentados (bonecos, pequenas igrejas, animais decorativos, etc.).

O Biólogo Edson Egerland é um Designer de Terrários.

Por causa da profissão, ele sempre observou as plantas e vegetação por onde passava.

Mas foi por curiosidade e espírito ecológico que, há alguns anos, começou a fazer pequenos terrários, cujo destino eram os amigos mais próximos: comecei a fazer alguns jardins pequenos, usando os vidros vazios que eu tinha em casa, para mim.  Depois comecei a fazer para dar de presente, sem a menor intenção de comercializar.  Eu vi que as pessoas gostavam.”

Assim nasceu a Jardim em Conserva.

A Jardim em Conserva é uma ideia criativa de decoração sustentável para casa ou escritório, além de ser também uma ótima opção de presente. É uma forma de trazer a natureza para perto das pessoas, ocupando pouco espaço e praticamente livre de manutenção, pois os terrários criam seu próprio ecossistema dentro das embalagens e prosperam muito bem por conta própria.

O conceito da Jardim em Conserva é reciclar os vidros de conserva que iriam parar no lixo, transformando-os em pequenos jardins auto-sustentáveis, de baixa manutenção e ecologicamente corretos. 

Você encontra os terrários da Jardim em Conserva no Primavera Garden. Mas, se preferir, pode aprender a montar os seus próprios terrários.

Edson vai dividir com todos os segredos da montagem de terrários nos Workshops que ministrará na agenda do Primavera Garden nos meses do Junho e Julho. O primeiro Workshop é sobre Terrários Abertos.

Clique aqui e confira a agenda. Aproveite para fazer a sua inscrição.