NotíciasPlantas

Plantas que Descontaminam

Por 17 de junho de 2014 setembro 26th, 2019 2 Comentários

Por mais estranho que pareça, o ambiente da nossa casa pode, muitas vezes, ser mais contaminado por substância poluentes do que o próprio ambiente externo.

Produtos de limpeza, ar condicionado, acetona, amoníaco e ácaros são apenas alguns dos principais contaminantes presentes em nossa casa. À esta lista podem ser acrescentados os cosméticos, tintas, produtos para confecção de artesanato, materiais escolares e o formaldeído (presente em pinturas, papel pintado, detergentes, adesivos, vernizes, cosméticos e tecidos antirugas).

Todas estas sustâncias são capazes de provocar doenças graves nos seres humanos tais como câncer, asma, transtornos neurológicos e reprodutivos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a contaminação dos ambientes internos é muitas vezes maior do que a dos ambientes externos. Nos países desenvolvidos e/ou de clima extremo, as pessoas chegam a permanecer cêrca de 90% do seu tempo dentro de espaços fechados.

Fadiga, dor de cabeça, nervosismo, secura ocular, irritação nasal e na garganta, congestão, são alguns dos sintomas típicos causados pelos chamados “prédios doentes”. A OMS estimava que, até 2002, 1,6 milhão de pessoas morreriam por permanecer em espaços fechados contaminados.

A solução para esse tipo de contaminação passa pela por tomar medidas simples tais como arejar os ambientes diariamente, manter a limpeza adequada e utilizar plantas como descontaminantes do ar.

A Engenheira Florestal Rita Frizzo ministrará Palestra sobre Plantas que Descontaminam Ambientes nos meses de junho e julho no Primavera Garden Center das SC 401 e do Passeio Pedra Branca.

Dentre os assuntos a serem tratados na Palestra de Rita estão os principais elementos domésticos contaminantes, as respectivas plantas que descontaminam cada elemento, plantas despoluidoras do solo para jardins e os Edifícios Doentes.

Clique aqui pra ver a agenda de Palestras, Oficinas e Workshops do Primavera Garden e inscrever-se.

2 Comentários