Também conhecida por Flor do Beijo e Beijo de Noiva, esta bela e chamativa flor é mais uma peça que a natureza nos prega.
Seu nome científico é Psychotria elata.
A natureza dotou algumas plantas da capacidade de modificar suas estruturas para atrair os animais que necessitam para realizar a polinização.
A Psychotria elata é uma espécie do gênero Psychotria que pertence à família das Rubiáceas.
As flores sensuais são, na verdade, brácteas ou folhas modificadas e especializadas que se associam ao aparelho reprodutor a planta, a flor, para atrair seus imprescindíveis polinizadores: mariposas e colibris.
As flores verdadeiras desta planta são menores e brancas, e crescem no meio dos lábios exuberantes.
Trata-se de planta arbustiva que cresce nos bosques tropicais das Américas Central e do Sul.
Necessita de solo poroso, muito rico em matéria orgânica, alta taxa de umidade e regas regulares e constantes. Dependendo do local onde é plantada, pode ser cultivada no interior ou no exterior.
Em seu meio natural é uma planta que está passando por certas dificuldades por causa da derrubadas das florestas e por sua comercialização excessiva.
Se reproduz por meio de sementes, que devem ser plantadas em ambiente quente e sobre um substrato bem drenado e com muita umidade. Sendo uma planta de vegetação rasteira, não necessitará de sol direto, crescendo bem em ambientes sombreados desde que tenham certa luminosidade.
Não gosta de correntes de ar. Por esse motivo, o ideal é plantá-la longe de corredores de vento. Conforme nascem suas flores e principalmente quando frutificam, as brácteas perdem sua coloração e vão murchando.
Mesmo assim não deixará de ser uma excelente planta com folhagem de verde intenso e muito decorativa.
Se plantada em locais com crianças e animais, é necessário ter um certo cuidado com esta planta, que libera, em maior ou menor grau, substâncias psicotrópicas que podem causar intoxicações.
A ipecacuana, um emético potente usando na medicina, é extraída da Psychotria ipecacuanha, que é uma planta do mesmo gênero que produz a Flor do Beijo.
Também é verdade que os habitantes da selva colombiana e peruana usam a planta como um anestésico e acreditam que suas sementes possuem poderes afrodisíacos. Mas é melhor ser cauteloso e manter o uso ornamental, que é o mais atraente desta curiosa planta.