FloresNotícias

Psychotria elata

Por 29 de junho de 2015 setembro 26th, 2019 Sem comentários

Também conhecida por Flor do Beijo e Beijo de Noiva, esta bela e chamativa flor é mais uma peça que a natureza nos prega.

Seu nome científico é Psychotria elata.

A natureza dotou algumas plantas da capacidade de modificar suas estruturas para atrair os animais que necessitam para realizar a polinização.

psychotria-elata-portada

Psychotria elata  é uma espécie do gênero Psychotria que pertence à família das Rubiáceas.

As flores sensuais são, na verdade, brácteas ou folhas modificadas e especializadas que se associam ao aparelho reprodutor a planta, a flor, para atrair seus imprescindíveis polinizadores: mariposas e colibris.

As flores verdadeiras desta planta são menores e brancas, e crescem no meio dos lábios exuberantes.

psychotria_elata_4

Trata-se de planta arbustiva que cresce nos bosques tropicais das Américas Central e do Sul.

Necessita de solo poroso, muito rico em matéria orgânica, alta taxa de umidade e regas regulares e constantes. Dependendo do local onde é plantada, pode ser cultivada no interior ou no exterior.

Psychotria-elata-1

Em seu meio natural é uma planta que está passando por certas dificuldades por causa da derrubadas das florestas e por sua comercialização excessiva.

Se reproduz por meio de sementes, que devem ser plantadas em ambiente quente e sobre um substrato bem drenado e com muita umidade. Sendo uma planta de vegetação rasteira, não necessitará de sol direto, crescendo bem em ambientes sombreados desde que tenham certa luminosidade.

psychotria-elata-3

Não gosta de correntes de ar. Por esse motivo, o ideal é plantá-la longe de corredores de vento. Conforme nascem suas flores e principalmente quando frutificam, as brácteas perdem sua coloração e vão murchando.

psychotria-elata-5

Mesmo assim não deixará de ser uma excelente planta com folhagem de verde intenso e muito decorativa.

Se plantada em locais com crianças e animais, é necessário ter um certo cuidado com esta planta, que libera, em maior ou menor grau, substâncias psicotrópicas que podem causar intoxicações.

A ipecacuana, um emético potente usando na medicina, é extraída da Psychotria ipecacuanha, que é uma planta do mesmo gênero que produz a Flor do Beijo.

Psychotria-elata2

Também é verdade que os habitantes da selva colombiana e peruana usam a planta como um anestésico e acreditam que suas sementes possuem poderes afrodisíacos. Mas é melhor ser cauteloso e manter o uso ornamental, que é o mais atraente desta curiosa planta.

Fonte: http://www.guiadejardineria.com