JardinagemNotícias

Que tipo de jardineiro você é?

Por 28 de maio de 2014 setembro 26th, 2019 Sem comentários

Que tipo de jardineiro é você?

Um estudo dos hábitos de horticultura feito no Reino Unido identificou seis tipos diferentes de jardineiros. O levantamento aborda as diferentes formas adotadas pelas pessoas para cuidar de jardins.

A maioria dos entrevistados admitiu que nunca se preocupa em regar o jardim.
Muitos confirmaram não tomar nenhum cuidado, e outros que só contam com a chuva para regar as plantas.

O estudo foi feito por estudantes e publicado recentemente no Journal of Water Supply.

Se você não consegue se lembrar onde deixou o regador e não vê suas tesouras de podar durante anos, você não está sozinho.

Mais da metade das pessoas são jardineiros intermitentes que, ao invés de regar o jardim cuidadosamente são mais propensos a esperar pela chuva.

Um estudo sobre os hábitos de horticultura identificou seis categorias de jardineiro – com 18% enquadrados no tipo Jardineiros que Nada Fazem, que contam apenas com o tempo para cuidar de suas plantas.

O estudo identificou ainda os chamados Jardineiros Ocasionais, que admitem esperar pela chuva para manter suas plantas saudáveis mas costumam arrumar os seus jardins a cada primavera. Essa categoria raramente toma qualquer outra medida para cuidar de seu espaço verde nas demais épocas do ano.

A equipe de pesquisadores das Universidades de Manchester , Edinburgh , Southampton e Lancaster investigou os hábitos diários de 1.800 famílias com o objetivo de desenvolver uma melhor política de uso da água.

Cerca de 56% dos entrevistados caiu nas duas categorias que nunca rega seus jardins.

A grande maioria – 91% – tinha algum tipo de espaço ao ar livre em sua casa, e 87% possuía um jardim.
Trinta e oito por cento dos entrevistados  haviam simplesmente abandonado as plantas e pavimentado o seu gramado.

Outros 18% disseram que dependem da chuva para manter seus jardins irrigados.

A Dra. Alison Browne, da Universidade de Manchester , disse que os seis tipos de jardineiros existem em todas as posições profissionais e classes sociais.

Outros 18% foram classificados como Jardineiros Casuais, o tipo de pessoa que tem alguns arbustos ou flores em vasos. Eles usam um jarro ou regador para cuidar de suas plantas.

Cerca de 16% são horticultores afiados e foram denominados Jardineiros High-Tech: usam uma mangueira, sprinkler ou sistema de irrigação automatizado para manter o gramado verde e as flores com boa saúde.

Os pesquisadores identificaram 5% do entrevistados na categoria Jardineiros com o Dedo Verde. Esses jardineiros são ambientalistas comprometidos, usando água reciclada da chuva coletada do telhado, do banho e/ou da cozinha para uso nos jardins.

Os Jardineiros com o Dedo Verde tendem a colocar em seus jardins frutas, legumes e flores nativas.

A última categoria é composta de Jardineiros Entusiastas Amadores, aqueles com pequenos jardins e que geralmente vivem nos centros urbanos, mas que levam à sério a horticultura.

Eles costumam cultivar suas próprias frutas e vegetais, muitas vezes em potes ou vasos, e usam um regador para manter tudo saudável.

E você, que tipo de jardineiro é?

Participe do nosso Quiz nesta mesma página, do lado direito da sua tela.