Boas notíciasNotícias

Recepção Verde

Por 20 de agosto de 2014 setembro 26th, 2019 Sem comentários
Jana Hoffmann | casaecia@diario.com.br

A praça Pedra Branca, projeto da arquiteta Juliana Castro, dará as boas-vindas aos visitantes da exposição Casa&Cia no Primavera Garden, em Florianópolis

O espaço que abrangerá 1.200 metros quadrados será composto por diferentes planos em função do desnível de dois metros entre o estacionamento e o edifício onde ficará instalada a Mostra Casa&Cia SC na Ilha, na Rodovia SC-401, no Primavera Garden.

— Fizemos questão de incorporar o desnível ao projeto, criando movimento e minimizando esforços, um dos princípios para a arquitetura sustentável — enfatiza a arquiteta Juliana Castro. 

O acesso entre o estacionamento e o edifício se dará pela combinação de grandes escadarias e rampas que cruzam a praça. A ideia é que o visitante passeie pelo espaço e não apenas passe, mesmo que não tenha a intenção de permanecer.

Agora, para a permanência dos interessados, serão criados ambientes em distintas escalas. Haverá um grande gramado para brincar, deitar, sentar e escadas que servem de arquibancada. Um elemento escultórico convidará ao bem-estar e à contemplação.

Uma característica sempre presente no trabalho do escritório Jardins e Afins – comandado por Juliana Castro – é o equilíbrio entre áreas pavimentadas e verdes em espaços livres de convívio, como será a praça da Mostra Casa&Cia.

Neste projeto, segundo a profissional, existirão patamares pavimentados que se encontrarão com canteiros e um grande gramado que trará a sensação de amplitude ao local. A vegetação arbórea terá papel de destaque fazendo os fechamentos laterais e criando espaços mais protegidos nas bordas.

Os materiais escolhidos como revestimento são uma mistura do tradicional com o atual.

— Usaremos o petit pavê vermelho como piso principal, assentado da maneira tradicional, uma vez que a praça poderá um dia ser reconstruída e esse material reutilizado quando isso acontecer evitando desperdícios — destaca a arquiteta. 

Para dar acabamento mais refinado aos degraus, serão usados espelhos de cerâmica corten, um lançamento recente. Os tons quentes dos materiais farão um contraste com o verde.

— Criei uma instalação chamada Conexão, que marcará uma grande área do ambiente. São bastões de aço colorido com rasgos de luz em diferentes alturas que se conectam por redes de deitar. Ela simboliza a conexão entre as pessoas e delas com a natureza — diz Juliana. 

Fotos: Jardins e Afins, reprodução

16785475 (1)